Funcionamento

APRENDENDO SOBRE ELEVADORES.

COMO FUNCIONA UM ELEVADOR!

Conjunto de Partes de um Elevador:

De modo geral um elevador convencional é composto por 6 conjuntos básicos, conforme segue:

  • Casa de Máquinas – Local onde são instalados os equipamentos necessários ao funcionamento do elevador tais como (máquina de tração, limitador de velocidade e quadro de comando). Na maioria das vezes a casa de máquinas é construída na parte superior da edificação (normalmente no terraço, situado após o último andar). Com os avanços tecnológicos, passaram a existir alguns modelos que dispensam a presença da casa de máquinas; nesses modelos o motor fica apoiado nas guias (trilhos do elevador), e o quadro de comando é embutido ao lado da porta do primeiro ou do último pavimento (dependendo do fabricante);
  • Cabine – É o nome dado ao compartimento onde ficam as pessoas e/ou a carga a ser transportada. No seu interior é informada a lotação máxima (número máximo de passageiros) ou o peso total (carga máxima permitida);
  • Contrapeso – Componente fundamental do sistema, o qual permite que a carga na cabine seja transportada e balanceada utilizando menos energia na operação; além de permitir o equilíbrio das cargas distribuídas por todo o equipamento, o contrapeso tem a função de reduzir a força necessária para se elevar a cabine, bem como proporcionar uma certa desaceleração da velocidade do elevador durante a descida. O contrapeso, para ser dimensionado corretamente, deve ter um peso correspondente entre 40% a 50% do peso da cabine e da capacidade máxima de carga do elevador. Se, por exemplo, um elevador cheio (com a cabine totalmente lotada) pesar 1.000 kg, o contrapeso deverá pesar 500 kg;
  • Caixa de Corrida ou Passadiço – Parte da edificação na qual a cabina e o contrapeso se movimentam em seu interior (subindo ou descendo entre andares), deslizando entre um conjunto de guias que é delimitado nos extremos superior e inferior pelo o espaço entre a casa de máquinas e o piso do fundo do poço;
  • Patamar ou Pavimento de Acesso – são os diversos locais de parada da cabina para entrada ou saída de carga ou passageiros da cabine. É onde ficam situadas as portas de pavimento do elevador, sinalização de pavimento e botoeiras de pavimento.
  • Fundo do Poço – Parte inferior da caixa de corrida (fosso do elevador) onde ficam instalados dispositivos de segurança como os para-choques e o tensor do regulador. Existem três tipos de para-choques: hidráulico, de molas e de borracha dependendo da velocidade e capacidade de carga do elevador.

 Como Cada uma Destas Partes Funciona.

A cabina (painéis) é montada sobre uma plataforma (base para o piso da cabina) que é apoiada e fixada em uma armação de aço (chassi) constituída por duas longarinas horizontais, o chamado cabeçote inferior, ligados ao cabeçote superior por outros dois pares de longarinas verticais situadas nas laterais dos painéis de cabina. O conjunto cabina, armação e plataforma denomina-se carro.

O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas verticais e dois cabeçotes (inferior e superior) de maneira análoga à cabina, formando também um retângulo onde é colocada uma bateria de pesos (um conjunto de blocos de concreto ou aço), de tal forma que o conjunto se equivala a soma do peso do carro acrescido de 40 ou 50% da capacidade de carga da cabina, de forma a contrabalanceá-la como se fosse uma gangorra. Esse arranjo mecânico possibilita que se utilize um motor com metade da capacidade de carga necessária quando comparado a um equipamento sem contrapeso, e desta forma consumindo menos energia para o seu funcionamento.

Tanto a cabina como o contrapeso deslizam através de corrediças por guias (trilhos de aço cuja seção transversal dos mesmos tem a forma da letra T). As guias estão unidas entre si formando o caminho por onde a cabina passará. Existe um conjunto de guias ligadas e alinhadas uma as outras em cada lado da cabina ao longo do percurso, e estas são fixadas em suportes de aço, os quais são chumbados em vigas, de concreto ou de aço, na estrutura da caixa de corrida.

O carro e o contrapeso são suspensos dentro da caixa de corrida por cabos de tração (cabos de aço) que passam por polias, de tração e de desvio, instaladas na casa de máquinas.

Casa de máquinas é o nome dado ao local onde normalmente são instalados os equipamentos que comandam e tracionam o elevador (quadro de força, quadro de comando, máquina de tração e limitador de velocidade).

O Quadro de Comando é onde são gerenciadas as informações elétricas do elevador para a realização dos comandos de parada e partida. Constituído de bobinas, relês, transformadores, chaves de força e placas de circuitos eletrônicos.

 A Máquina de Tração é o conjunto motriz que tem a finalidade de realizar a força no transporte vertical. Constituído de um motor elétrico e máquina de tração, sistema de tração constituído de uma coroa sem fim, freio eletromecânico, polia de tração e cabos de tração.

O movimento de subida e descida do carro e do contrapeso é proporcionado pela máquina de tração, que imprime à polia a rotação necessária para garantir a velocidade especificada pelo elevador. A aceleração e o retardamento ocorrem em função da variação de corrente elétrica no motor. A parada é possibilitada pela ação de um freio mecânico (a tambor ou disco) instalado na máquina.

Além deste freio normal, o elevador é dotado de um freio de segurança para situações de emergência.

O freio de segurança é um dispositivo fixado na armação do carro e em alguns casos também no contrapeso, destinado a pará-los em caso de sobre velocidade ou queda livre, de maneira progressiva ou instantânea, prendendo-os às guias, pelas quais desliza a cabina, quando acionado mecanicamente pelo limitador de velocidade.

O limitador de velocidade, por sua vez, é um conjunto constituído de duas partes, uma montada no piso da Casa de Máquinas ou no alto da caixa de corrida, formado por uma polia acoplada a um mecanismo de Watt (sistema de travas da polia que são acionadas pela força “centrífuga” gerada pelo aumento da velocidade desta polia, que tem seu movimento de giro gerado pelo movimento do cabo de aço que é solidário ao sobe e desce da cabina. O cabo de aço do limitador de velocidade faz um laço com um peso no fundo do poço, chamado de tensor do limitador, que como o próprio nome sugere, existe para criar uma tensão (aderência) do cabo com a polia do limitador, ou seja, é como se o cabo fosse uma correia entre duas polias e preso em um ponto da cabina, que com o movimento da cabina, se movimenta com ela. Quando a velocidade do carro ultrapassa 15% de sua velocidade normal, o regulador ou limitador de velocidade desliga o motor de tração do elevador, se mesmo assim o mecanismo percebe que a cabina continua acelerando, quando a mesma chegar a 25 % da velocidade nominal de movimento da cabina, ele trava a cabina nas guias, contendo o movimento da mesma.

ESQUEMA BÁSICO DAS PARTES DE UM ELEVADOR.

 VISTA EXPLODIDA

Observem que na parte inferior da figura podemos ver a representação de uma porta de pavimento e, já na parte superior, a porta de pavimento é ocultada para podermos ver a porta de cabina aberta. Quando a porta de cabina encontra a porta de pavimento, a porta de cabina ao abrir, opera a abertura da porta de pavimento de maneira simultânea.

VISTA EXPLODIDA DAS PARTES DE UM ELEVADOR.

VISTA EXPLODIDA 2

FUNDO DO POÇO.

FUNDO DO POÇO