Projetos

O primeiro passo para a escolha da compra do equipamento é definir qual é a finalidade de uso do mesmo, a que ele se destina, se será uma plataforma para garantir a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais ou um pequeno elevador de carga para o transporte de utensílios, alimentos ou outros objetos, se será um elevador para o transporte de macas ou camas leito em hospitais e clínicas, ou ainda se será um elevador para uma casa ou apartamento entre outras possibilidades. Para cada caso há um tipo certo de equipamento, para melhor atender a necessidade do usuário, cumprindo com as exigências de norma do setor.

Uma vez definida a finalidade de uso, parte-se para o dimensionamento do mesmo. Isto envolverá um outro aspecto que é o de garantir o atendimento ao fluxo correto de mercadorias e/ ou pessoas naquele local. Para isto utiliza-se de uma metodologia de cálculo de tráfego específica para este setor, para depois proceder-se a especificação do equipamento.

Em função do resultado de cálculo obtido, trabalha-se com as demais variáveis tais como: cliente, legislação, obra, preço, etc.

O resultado do cálculo de tráfego aliado ao espaço disponível para a instalação do equipamento irão definir as características do equipamento, se será um equipamento com tração hidráulica ou eletromecânica, se possuirá ou não casa de maquinas, se a máquina de tração será com ou sem engrenagens e qual será o tamanho, capacidade de carga e velocidade de funcionamento, se será uma cabina comum ou panorâmica, etc…

Alguns Cuidados Antes de Construir!

Em função de tudo o que foi dito anteriormente, mesmo que não haja a obrigatoriedade de se instalar inicialmente um elevador neste local, ou que não se pretenda fazê-lo no momento, é importante que se pense a longo prazo, pois, caso se mude de idéia ou se preceba a necessidade a médio ou longo prazo, a falta de planejamento poderá esbarar em dificuldades como a falta de espaço ou de um local adequado para a instalação do mesmo, portanto, consulte uma empresa antes de construir, de preferência ainda na fase de projeto.

Como foi dito, a falta de um planejamento neste sentido pode trazer muita dor de cabeça no futuro e, em alguns casos, obrigando os próprios moradores a mudarem de endereço de acordo com as necessidades.

Sempre que for construir, pense no imóvel a longo prazo e de maneira multifuncional. Lembre-se, se você tiver a felicidade de viver bastante e a sua residência possuir desníveis entre ambientes, você terá que ser capaz de transpô-los, independentemente da idade ou condição física. Por isso, é muito importante pensar num local para, se não no momento da construção, mas em um determinado momento no futuro, onde você deverá eventualmente dispor de um espaço mínimo necessário para a instalação de um elevador ou de uma plataforma de elevação.

Seguindo este raciocínio, o mesmo espaço previsto em um pavimento, terá que ser igualmente deixado nos demais pavimentos onde se queira que o elevador tenha acesso. Além disto, sendo uma construção multifamiliar, o elevador deverá em todos os pavimentos se comunicar com as áreas comuns de todos os moradores que serão atendidos pelo mesmo.

Tendo em vista a variedade de possibilidades, os fabricantes de elevadores procuram padronizar os seus produtos trabalhando dentro de determinadas faixas de velocidade e capacidade e capacidade de carga, porém é importante que se observe que o elevador não é um produto acabado que se encontra fabricado e disponível em uma prateleira. A fabricação do mesmo é feita mediante pedido de compra e de acordo com as necessidades do cliente e possibilidades da obra. Sendo assim, é importante que o construtor já se programe desde o início com relação à compra de seu equipamento ou que pesquise à respeito dos espaços necessários para instalação deste no futuro.

Com relação à padronização, a grande maioria dos edifícios residências apresentam um fluxo de usuários que é bem atendido por elevadores com velocidades situadas na faixa entre 0,75 até 1,00 m/s, e com capacidade de carga entre 6 a 8 pessoas. Esta padronização segue uma regulamentação homologada por normas do setor.

Visando facilitar a vida de arquitetos, engenheiros e empresários da construção civil, a VETRA ELEVADORES disponibiliza gratuitamente aos seus clientes e ao público em geral uma gama de projetos desenvolvidos em AUTO-CAD, conforme a necessidade do cliente, desta forma auxiliando-o desde o início de sua obra, para que não se cometam equívocos quanto aos cuidados necessários para a instalação dos mesmos, orientando-os quanto às medidas de largura, comprimento, profundidade, altura da última parada, pés direito nos andares entre outras informações úteis e necessárias para o bom andamento das obras.

A VETRA ELEVADORES oferece além das informações deste site, um atendimento personalizado prestado por nossos consultores comerciais, além de um engenheiro que vai até a sua obra antes que ela comece, para lhe passar todas as orientações necessárias para que tudo corra bem desde o início.

Se o cliente desejar fechar negócio conosco, nosso engenheiro continuará acompanhando a obra desde o pós- venda até a entrega final do produto instalado e funcionando corretamente.

Consulte um de nossos representantes comerciais, solicite uma visita técnica sem compromisso e surpreenda-se com nosso atendimento.

DÚVIDAS E PERGUNTAS MAIS FREQUENTES NA HORA DE DECIDIR PELA COMPRA DE UM ELEVADOR.

1. Qual a tensão elétrica para a instalação e utilização de elevadores? Preciso de uma ligação elétrica especifica?

A voltagem padrão para a maioria dos modelos é de 380V Trifásico, mas também dispõe-se de voltagens diferentes desta, dependendo da região do País em que é instalado o equipamento. Equipamentos mais simples como plataformas de acessibilidade e alguns elevadores uni familiares estão disponíveis na tensão de 220 V monofásico. Não há ligações especiais, somente uma ligação especifica e independe para o equipamento a ser instalado seguindo a norma NBR 5410.

2. Devo fazer alguma obra de infraestrutura elétrica?

Na compra do equipamento o cliente recebe um projeto executivo de obra civil e elétrica onde é apresentado o projeto elétrico indicando as cargas elétricas necessárias para o funcionamento do elevador. Um quadro de energia deve ser instalado pelo cliente na casa de máquinas em conformidade com os requisitos de norma. O quadro de comando microprocessado do elevador e fornecido pela VETRA .

3. Há algum cuidado especial para a instalação de um elevador panorâmico?

Os elevadores panorâmicos são semelhantes aos elevadores tradicionais, onde a diferença básica para estes reside no fato de que os mesmos podem possuir até três faces ou lados completamente panorâmicos, e em alguns projetos especiais, até quatro lados panorâmicos, quando estivermos falando de cabinas quadradas ou retangulares. Este tipo de equipamento necessita que as paredes ou estruturas da caixa de corrida sejam coincidentemente panorâmicas com os lados panorâmicos da cabina, e que o vidro utilizado para tal esteja dentro das condições exigidas por norma.

4. Qual a diferença entre elevadores de carga e elevadores de passageiros?

Existem duas categorias de elevadores para transporte de Cargas:

Os elevadores denominados Monta-cargas: onde este tipo de equipamento deverá ter dimensões máximas de até 1000 mm de largura x 1000 mm de comprimento x 1200 mm de altura, com capacidade máxima de carga de 300 kg. É destinado exclusivamente ao transporte de cargas, sendo proibido o transporte de pessoas. A sua fabricação, instalação e manutenção deve obedecer aos requisitos da Norma NBR14712.

Elevadores de Carga ou Cargueiro: onde este equipamento também segue a Norma 14712, no referente as suas particularidades. Apesar de ser um modelo bem próximo a um elevador social é destinado exclusivamente ao transporte de cargas, sendo vedado seu uso para o transporte de pessoas, exceção feita à presença apenas do operador do equipamento e do acompanhante da carga.

Os elevadores de carga obrigatoriamente oferecem também segurança para o transporte de pessoas, mas contam com algumas exigências e também concessões específicas para o transporte de cargas.

Em um Elevador de Carga permite-se instalar outros tipos de portas que não necessariamente as portas automáticas, a exemplo das portas de acionamento manual, desde que dentro das normas. Já em um Elevador Social é obrigatório a instalação de portas automáticas. O fechamento da caixa de corrida de um Elevador de Carga pode ser em tela metálica ou chapa furada, dependendo do ambiente onde está instalado, o que não é permitido para Elevadores Sociais.

Com relação a capacidade de carga, os elevadores de carga tem a sua capacidade de carga nominal mínima baseada no tipo de carga e na forma de seu carregamento, mas nunca inferior ao estabelecido em norma, conforme segue:

4.3.1 Classe A – Carga comum, onde o peso é distribuído e uma peça singela nunca pesa mais que 1/4 da carga nominal do elevador. O carregamento e a descarga são manuais ou através de empilhadeiras manuais. Para este tipo de carregamento a carga nominal mínima deve ser calculada à base de 250 kg/m2 da área útil da cabina.

4.3.2 Classe B – Carga automotiva, onde o elevador é usado para transporte de veículos utilitários ou automóveis de passageiros. Para este tipo de carregamento, a carga nominal mínima deve ser calculada à base de150 kg/m2 da área útil da cabina.

4.3.3 Classe C – Quando o carregamento é feito por empilhadeira motorizada a qual é transportada ou não pelo elevador, ou outros carregamentos com grandes concentrações de carga, onde a empilhadeira motorizada não é utilizada. Durante o carregamento, a carga na plataforma do carro não deve exceder 150% da carga nominal e em nenhum caso o peso da empilhadeira motorizada deve exceder 50% da carga nominal do elevador. Para este tipo de carregamento a carga nominal mínima deve ser calculada à base de 250 kg/m2 da área útil da cabina. Durante a viagem, os pesos da empilhadeira motorizada mais a carga não podem exceder a carga nominal do elevador.

5. É permitido fabricar elevadores com medidas (dimensões) especiais, diferentes do padrão?

As normas técnicas do setor estabelecem uma área mínima e máxima, assim como a sua correspondente capacidade de carga para cada faixa de carregamento, ou seja, os espaços são definidos por uma área mínima e máxima per capita, assim respeitando-se estes parâmetros de norma podem existir diferentes geometrias e medidas para uma mesma capacidade de carga. A padronização de medidas visa economia nos custos e redução de prazos, assim só é recomendado trabalhar com medidas fora das disponíveis comercialmente quando a situação de obra exigir.

6. A VETRA ELEVADORES vende, instala e presta serviços em que locais?

Atendemos preferencialmente o Sul do País, e o restante do território nacional sob consulta.

7.Existe algum projeto de obra que deve ser seguido para a instalação do elevador?

Sim, e neste projeto são indicadas todas as necessidades do elevador em nível civil e elétrico, necessários para que a construtora ou profissional contratado pelo cliente executem as obras necessárias para a instalação do elevador.

8. De quem é a responsabilidade pela execução dos serviços de obra civil e elétrica exigidos para a instalação do elevador?

As obras referentes à infra estrutura civil e elétrica são de responsabilidade do contratante que escolhe os profissionais de sua preferência, entretanto, em alguns casos específicos podemos trabalhar num processo Turn-Key. A Vetra Elevadores fornece o projeto executivo para a execução dos serviços e supervisiona a obra com Engenheiro Mecânico devidamente Habilitado.

9. Compensa reformar meu elevador antigo?

Isto dependerá do tipo de tecnologia presente no equipamento e de seu atual estado de conservação. Dependendo do caso, o custo de uma reforma aproxima-se muito do preço de um elevador novo. Ainda assim, aconselhamos a solicitação de uma avaliação técnica junto ao nosso departamento de engenharia.

10. A VETRA ELEVADORES vende através das linhas de financiamento BNDES e FINAME?

Sim. Para a linha de financiamento BNDES, após, alimentarmos o respectivo portal BNDES, com os dados do cartão do cliente, a aprovação é confirmada imediatamente. Contudo os procedimentos para a consecução da venda somente iniciarão, depois do pagamento do valor pelo BNDES, o que ocorre após 30 dias da aprovação do crédito.

Para solicitar o cartão ou obter maiores informações sobre esta linha de financiamento, acesse o site do BNDES.

Para a linha de financiamento do Finame, o processo de compra e venda é realizado através do Agente Financeiro, para maiores informações, acesse o link: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt

11. Como funciona a licença/documentação de um elevador?

Em determinados municípios do Brasil há esta exigência adicional, além das normativas federais existentes. O processo de licenciamento e documentações exigidos do cliente varia de acordo com o município. Um exemplo disto pode ser verificado na cidade como São Paulo, onde o órgão fiscalizador (CONTRU) exige:

  • 2 jogos completos de plantas aprovadas pela Prefeitura do Município de São Paulo com os devidos carimbos, constando o poço do elevador, casa de máquinas, planta baixa e corte da edificação;
  • 2 Cópias dos alvarás de construção e execução da obra;
  • 2 Cópias da 1º folha do IPTU (atual);
  • Contrato de Manutenção e Assistência Técnica assinado com a empresa conservadora em 03 vias;
  • Declaração assinada pelo Engenheiro Responsável da obra, e pelo Proprietário em 02 vias: Declaração de planta apresentada para licença de funcionamento. Declaração de força elétrica definitiva. Declaração de dados cadastrais.

Poderão as Autoridades Governamentais estabelecerem a obrigatoriedade de apresentação de outros documentos além daqueles relacionados neste artigo.

Uma informação muito importante é que mesmo que o seu município não exija a homologação do elevador adquirido, as normas existentes são federais e os elevadores devem ser fabricados, instalados e conservados por empresas que respeitem estas diretrizes.

12. É obrigatório alguma espécie de manutenção no elevador?

Além da manutenção prolongar a vida útil do elevador, por se tratar de um equipamento de transporte, é obrigatório por lei que o elevadores receba manutenção preventiva, prestada por empresa especializada e devidamente cadastrada junto aos órgãos responsáveis, inclusive com Engenheiro Mecânico como responsável Técnico.

13. Quais os custos com a Manutenção do elevador?

Os custo com a manutenção de um elevador dependem de algumas variáveis tais como:

  • Tipo de equipamento;
  • Estado de Conservação do equipamento;
  • Altura do prédio e quantidade de portas de pavimento;
  • Distância entre a empresa prestadora de serviços e o endereço do prédio onde está instalado o equipamento;
  • Tempo de resposta máximo de atendimento aos chamados;
  • Disponibilidade para atendimento técnico após o horário comercial;
  • Disponibilidade para reparos após o horário comercial;
  • Se o contrato é com ou sem cobertura de peças.

Dimensionadas estas variáveis, determina-se o valor da manutenção mensal. Para maiores informaçõesconsulte o nosso Departamento Comercial.

14. Qual o consumo de energia elétrica de um elevador?

O consumo de energia elétrica de um elevador é relativamente baixo e depende de uma série de fatores, tais como a frequência de uso, capacidade e velocidade do equipamento, além do tipo de equipamento que está instalado e dos opcionais disponíveis. O consumo médio de um equipamento padrão moderno gira em torno de   W, algo comparável ao consumo de uma …….Algumas medidas adicionais podem promover uma redução no consumo de energia, como por exemplo, a instalação de sensores de presença nas cabinas dos elevadores residenciais entre outros. Para saber mais entre em contato com nosso departamento técnico, teremos a satisfação de lhe orientar corretamente à respeito deste assunto.