Instalação

INSTALAÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS.

Projeto-Vistorias-Expedição-Armazenamento-Instalação-Testes-Inspeção-Ajustes Finais-Liberação para Uso.

Por muitos anos, projeto e fabricação de elevadores tiveram muito de artesanal. Cada caso tinha suas peculiaridades. O requinte no projeto e montagem dos elevadores era tal, que existiam arquitetos para o design das cabinas. As sancas das cabinas eram verdadeiras obras de arte.

É relativamente recente, por exemplo, a padronização e o envio de cabinas pré-montadas aos prédios (sempre que o acesso permitir a instalação).

Visando a otimização do tempo e o menor trabalho no local da obra, as cabinas da VETRA ELEVADORES são enviadas pré-montadas para a obra, e quando a obra permitir o acesso das mesmas, são encaminhadas praticamente montadas.

O tempo de instalação vai depender das condições acima descritas, das condições do local da obra, dos horários disponíveis para trabalho, do tipo de equipamento e da altura do prédio.

Para que seja garantida uma boa instalação do equipamento é importante que o construtor monitore de perto a execução da caixa de corrida, fundo do poço e casa de máquinas quando a mesma existir, que tenha em mãos o projeto executivo elaborado pela empresa fornecedora do elevador e que atente e atenda a todas as informações contidas no mesmo.

A VETRA ELEVADORES procede à instalação dos equipamentos seguindo as normas que regulamentam o projeto, a instalação fabricação e manutenção dos equipamentos de transporte vertical, tais como as NBR`s e NM`s e legislações locais que visam garantir a segurança dos construtores e dos usuários.

Ciente dos problemas que podem acontecer com as obras ao longo de sua execução, a VETRA ELEVADORES toma a frente e preocupa-se em monitorar constantemente o andamento das mesmas, evitando assim que problemas apareçam no final quando já não é mais possível se fazer muita coisa.

As etapas de instalação de um Elevador.

Os cuidados com a instalação de um elevador iniciam-se muito antes do trabalho de montagem propriamente dito. Podemos dividir a instalação em 8 etapas:

  • Projeto Executivo.
  • Vistorias de Obra.
  • Expedição do Material (Transporte).
  • Armazenamento.
  • Instalação.
  • Testes.
  • Inspeção.
  • Ajustes finais. 

Projeto

O projeto executivo do elevador é responsável por orientar o cliente na adequação da obra às condições necessárias para a instalação do elevador. O projeto  segue uma ordem de fornecimento gerada à partir da definição do produto no momento da compra.

Em muitos casos a caixa de corrida já está previamente construída antes mesmo da definição do produto. Nestes casos, caso o construtor tenha imaginado uma situação e a obra necessite de outra condição, por força de lei, obra e elevador terão que se adequar a ela, portanto, é importante que o construtor conheça desde o início quais são os requisitos necessários para que o elevador instalado cumpra com as exigências da legislação à respeito do mesmo.

O projeto executivo fornece as informações necessárias para que a infraestrutura tanto elétrica quanto civil deem condições à instalação do elevador. Nele aparecem as medidas mínimas e máximas do tamanho da caixa de corrida (largura, comprimento, altura, profundidade do poço, pés direito, última altura, casa de máquinas entre outras) e os respectivos esforços (cargas) a que a estrutura estará sujeita.

Vistorias

Durante a fase preliminar de instalação a obra é vistoriada pelo supervisor de instalações. Uma primeira visita serve para além de observar as condições de obra, informar e esclarecer o cliente à respeito das dúvidas sobre o projeto executivo para a instalação do elevador.

Ao longo da fase seguinte é reservada uma visita para esclarecer eventuais dúvidas ou corrigir desvios de rotas entre o que está previsto e o que está sendo executado.

No momento em que a fase de preparação de obra é concluída, a obra recebe uma nova visita do supervisor para inspecionar as condições finais de pré-instalação e, uma vez estando em condições, é gerado o documento de liberação de obra para instalação.

A partir daí, conta-se o prazo contratual para a instalação do equipamento.

Expedição

A VETRA ELEVADORES planeja a instalação de um elevador como sendo um processo sequencial de sub-componentes, por esta razão as partes de um produto da VETRA ELEVADORES estão cuidadosamente ordenadas e programadas em módulos identificados com descrição de prioridades e necessidades dentro da sequência de montagem lógica de um sistema eletromecânico. Cada volume está numerado e é facilmente identificado, e junto com eles é encaminhado uma packing-list (lista de embalagem) detalhando o material fornecido em cada um dos diversos módulos.

12

O cuidado com a embalagem e com o transporte e descarga é fundamental para que o equipamento não seja danificado durante este processo.

Armazenamento

Deve ser mantido um certo cuidado após a chegada do material ao local da obra, respeitando-se o número máximo de volumes no empilhamento dos mesmos, o lado correto de acomodação dos volumes, a guarda dos materiais em um local seguro e abrigado do pó, sujeira e umidade.

 O equipamento é dividido basicamente em 10 módulos com seus respectivos volumes. No primeiro módulo se encontra o volume do quadro de comando e do equipamento elétrico, junto com ele encontra-se o manual de montagem do elevador e todos os manuais de montagem dos componentes individuais; o segundo módulo é constituído da unidade de força (conjunto da máquina de tração ou centralina); no terceiro do conjunto do regulador de velocidade; do quarto da cabina; no quinto o módulo o regulador de velocidade; no sexto o conjunto do contrapeso; no sétimo módulo as portas de pavimento e a porta de cabina; no oitavo os cabos de tração; no nono das ferragens do fundo do poço; e no décimo e último módulo as guias e os fixadores.

34

O cuidado com a embalagem e com o transporte e descarga é fundamental para que o equipamento não seja danificado durante este processo.

5

 

6

Instalação

O início da montagem do elevador começa com a verificação das condições de obra civil e elétrica da caixa de corrida, fundo do poço e casa de máquinas, analisando se as mesmas estão de acordo com as instruções do projeto executivo fornecido pela VETRA ELEVADORES antes do início da instalação. Neste momento são verificadas da parte do cliente, a limpeza do local assim como a infraestrutura e dimensões do espaço que se destina a instalação do equipamento; da parte da instaladora os materiais e ferramentas necessárias para a execução dos serviços.Se estivermos falando de um elevador eletromecânico com casa de máquinas, a ordem do processo sequencial da montagem dos sub-componentes segue conforme descrito abaixo:

Após a etapa inicial de verificação das condições da obra e equipamento, inicia-se a montagem do produto propriamente dito.

Se estivermos falando de um elevador eletromecânico com casa de máquinas, a ordem do processo sequencial da montagem dos sub-componentes segue conforme descrito abaixo:

  • A primeira atividade é dedicada à movimentação dos materiais para os seus respectivos locais de instalação, tais como a máquina de tração e Quadro de Comando para a Casa de Máquinas.
  • Num segundo momento a conexão elétrica da Máquina de Tração ao Quadro de Comando.
  • Na sequência parte-se para a instalação das guias na caixa de corrida .
  • Montagem dos amortecedores de Cabina e o Contrapeso (CWT) no fundo do poço.
  • Montagem do chassi  e plataforma da Cabina e Armação do CWT.
  • Montagem do Limitador de Velocidade, Polia Tensora e o Cabo que os une ao chassi da cabina.
  • Montagem dos Cabos de Tração.
  • Com a ajuda da montagem parcial da cabina que funcionará com plataforma elevadora são instaladas as portas de pavimento.
  • Instalação da parte elétrica no interior da caixa de corrida.
  • Montagem da cabina após o bloqueio mecânico de seu chassi.
  • Montagem da porta de cabina.
  • Instalação das botoeiras de Cabina e Pavimento.
  • Conclusão das demais ligações elétricas.
  • Testes.
  • Inspeções.
  • Ajustes.
  • Limpeza geral.após a conclusão da instalação.  
  • Ajustes Finais.
  • Inspeção.
  • Testes.
  • Liberação para uso.

Testes

Após a conclusão da instalação o técnico instalador roda um check-list (executa uma série de testes elétricos e mecânicos) conforme o manual de instalação e gera um documento que é armazenado junto com o restante da documentação que acompanha a instalação do produto.

Inspeção.

Após a conclusão da etapa anterior, o supervisor de instalações procede a vistoria das condições de funcionamento do elevador. Se for constatada alguma irregularidade como mal funcionamento, não-conformidade com algum aspecto técnico ou legal, tanto por parte da contratada, como por parte da contratante, são anotadas tais pendências que retornam em forma de relatório ao técnico instalador, ou ao construtor para que os mesmos providenciem a regularização das mesmas.

Ajustes Finais

É a etapa final de instalação, onde são feitas as correções finais do equipamento ou obra. Após estes ajustes, a obra/ instalação é novamente verificada para ser assegurada a eliminação das pendências apontadas na etapa de inspeção anterior.

Liberação para Uso.

Somente após constatada a regularização de todas as pendências que envolvem o correto funcionamento do equipamento e a segurança do mesmo, em uma vistoria após os ajustes finais, é que o equipamento estará apto a ser liberado para uso mediante formalização do processo com assinatura de termo de entrega do equipamento.