Segurança

Diariamente milhões de pessoas são transportadas em elevadores ao redor do mundo, sozinha a maior companhia de elevadores do mundo carrega em seus elevadores a cada cinco dias o equivalente a toda a população do mundo. Só para termos uma ideia, juntos todos os elevadores do EUA percorrem uma distância equivalente a 160 milhões de Km, o mesmo que dar quatro voltas ao redor da Terra. Outra estatística diz respeito a quantidade de elevadores instalados, existem para cada ônibus em circulação, três vezes mais elevadores em funcionamento, por isto, não é difícil entender porque a segurança em elevadores é algo muito importante.

Elevadores são considerados o meio de transporte mais seguro do mundo, são projetados para não funcionarem ao menor sinal de falha de seus sistemas, por esta razão superam inclusive as estatísticas de segurança aeronáutica.

Para ter-se uma ideia, o avião que é considerado o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, perdendo apenas para o elevador, a chance de se morrer em um acidente aéreo é de apenas uma em 8 milhões, de acordo com uma pesquisa da Condé Nast nos Estados Unidos. Comparando-se com a segurança em um carro, a chance de se perder a vida é de uma em 18.800. Mesmo assim, muita gente acha que o uso frequente do transporte pode aumentar as chances de se sofrer um acidente. “Se a chance de morrer em um avião é de uma em 8 milhões, não importa se eu pego esse meio de transporte todo dia. A estatística funciona de forma independente do número de vezes que se usa o meio de transporte”, explica Gilcione Costa, professor do curso de matemática da UFMG. Uma boa analogia é o jogo da Mega-Sena. A chance de ganhá-la com seis números é de um para 50 milhões. “Você pode jogar a vida inteira, 50 milhões de vezes, que não significa que vai ganhar”, diz o especialista.

Mas para que o elevador seja um meio de transporte seguro, alguns cuidados devem ser observados. Se fabricados, instalados e mantidos conforme exigências de norma, é praticamente improvável que algo aconteça. É justamente quando tais regras não são cumpridas que podemos observar riscos aos usuários e cargas.

Elevadores são vinte vezes mais seguros que escadas rolantes. No mundo existem vinte vezes mais elevadores do que escadas rolantes, porém apenas 1/3 dos acidentes ocorrem em elevadores.

Uma média de 26 pessoas por ano morrem em acidentes com elevadores no Mundo. Quando este número é comparado com acidentes de carro, ocorrem normalmente 26 acidentes de carro por hora. Apesar disto, a maioria das pessoas que morrem em elevadores são justamente os técnicos de elevadores por exporem-se as maiores situações de risco.

Além dos cuidados descritos acima é importante que o usuário faça a sua parte. Por isso o usuário deve seguir algumas recomendações, uma das primeiras regras que deve ser cumprida pelos passageiros é a de que se deve respeitar a capacidade de carga estabelecida para cada tipo de equipamento, que por norma deve estar claramente identificada no interior da cabina do elevador.

Uma das maneiras de evitar alguns tipos de acidente, como por exemplo, cair no poço do elevador, é seguir uma regra básica que serve para todos, quando a porta de pavimento do elevador abrir, verificar se a cabine está no andar. Esta situação é mais presente para o caso de elevadores mais antigos ou aqueles em que as normas permitem o funcionamento de portas do tipo giratórias no eixo vertical, ou seja, as antigas portas com abertura manual.

Os elevadores podem param de funcionar repentina e preventivamente,  muitas vezes por se auto-detectarem com alguma anomalia em seu funcionamento. A lógica de funcionamento em segurança de elevadores é: se tem problema, não funcione.

Muitos inconvenientes podem ser evitados pelo próprio usuário. Em algumas situações os problemas podem ser evitados com um olhar ou um ouvido mais atento do próprio passageiro, tais como rangidos durante o deslocamento, na abertura e fechamento de portas, desconforto durante as viagens ou nas partidas e paradas de movimento, excesso de vibrações ou um chacoalhado exagerado durante as viagens, paradas com grande desnível entre o piso da cabina e dos pavimentos, onde todas essas situações podem estar dando indícios de mal funcionamento e de que algum problema pode estar prestes a acontecer.

Quando estas situações são identificadas a empresa responsável pela manutenção deve ser comunicada para que ela verifique e regularize a situação.

Qual o risco de um elevador cair ou descer em velocidade acelerada?

Para que isto aconteça, no caso de elevadores com contrapeso, antes de mais nada, a cabina deverá estar mais pesada do que o contrapeso, ou seja, deverá estar superando 50% de sua capacidade nominal de carga. Caso isto aconteça ou a cabina entre em queda livre, entram em funcionamento alguns dispositivos de segurança do elevador. Todo o elevador possui um sistema de segurança chamado de freio de emergência, que ao perceber tais situações, freia a cabina nas guias que orientam o seu movimento, parando-a por completo. Em alguns casos tal situação pode acontecer muito próxima do fundo do poço, e nestes casos pode acorrer do freio de emergência não atuar por completo devido ao pequeno tempo para acionamento em função do pequeno percurso existe abaixo do nível do primeiro piso de pavimento. Nestas circunstâncias os elevadores dispõem de um sistema de amortecimento do movimento da cabina, os chamados amortecedores no fundo do poço, que absorvem parte desta energia residual de movimento, suavizando o choque da cabina com o final de seu percurso.

Qual o risco de uma pessoa ser esmagada por um Elevador?

Seguramente esta é uma das condições de maior risco desde que haja alguma falha de manutenção na segurança das portas do elevador. As portas do elevador podem prender uma pessoa em seu vão e a cabina partir esmagando este passageiro. O fato de um elevador não ter manutenção adequada ou mesmo estar sem qualquer manutenção requer cuidados adicionais com o funcionamento das portas de um elevador. Um defeito de porta pode ocasionar uma paralisação inesperada do equipamento, assim como fazer com que o mesmo volte a funcionar a qualquer momento sem nenhum aviso prévio. A recomendação mais segura na eventualidade da paralisação do elevador com a presença de pessoas em seu interior é a de que as mesmas mantenham-se calmas e chamem a atenção das pessoas que estão do lado de fora da cabina, solicitando ajuda através do botão do alarme em seu interior, e assim recebendo apoio de pessoa habilitada para o socorro e solução dos problemas. Não é recomendável que os usuários presos no interior da cabina de um elevador tentem sair forçando a abertura das portas, nestas circunstâncias o usuário pode se despreocupar quanto ao risco de queda ou falta de ar.

Apesar da possibilidade de risco de acidente mencionada acima, isto é praticamente impossível de acontecer quando se respeitam as condições corretas de funcionamento do equipamento, uma vez que, como dito anteriormente, o elevador é projetado, construído, instalado e mantido para que não ande caso perceba algum defeito.

Seguramente maior atenção para estes casos deve acontecer com o transporte de animais domésticos em elevadores. Os mesmos devem ser transportados preferencialmente no colo de seus cuidadores. Em uma situação onde já está posto um chamado no elevador com o proprietário do animal quer seja do lado de dentro, quer seja do lado de fora, onde as portas fecham-se após a passagem de apenas um dos dois, ficando animal e pessoa um dentro e outro fora da cabina do elevador, ligados apenas pela coleira do animal, o sensor de presença anti-esmagamento na porta da cabina pode acabar por não perceber a coleira, as portas fecharem-se e a cabina partir com a coleira presa na porta do pavimento, ocasionando um acidente gravíssimo.

Além da segurança propriamente dita em elevadores, passaram a se destacar também os sistemas com as cabinas com painéis de comando com controle de acesso, permitindo que só as pessoas autorizadas possam adentrar aos locais do prédio.

As fotocélulas e barreiras eletrônicas de feixes de luz invisíveis para cabinas passaram a comandar a reabertura das portas, sempre que no fechamento destas, existir algum obstáculo.PDF_elevador2_1006_img_768

Passaram a existir dispositivos opcionais de segurança como pesadores de carga, dispositivos que encontram-se em cabinas com pisos móveis ou nos próprios cabos de tração onde, quando a carga supera o limite de capacidade estabelecida para o equipamento, os sensores sob o piso ou nos cabos de sustentação da cabina cancelam as chamadas de pavimento, evitando que o equipamento funcione fora das condições para as quais foi projetado, com isto, coibindo acidentes que possam colocar em risco o equipamento e/ ou passageiros.

Esse mesmo equipamento também permite habilitar a função de cancelamento de chamadas falsas, quando a quantidade estimada de passageiros dada pela média de peso e o número de andares selecionados no painel do interior da cabina não forem correspondentes entre si. Assim, por exemplo, se uma criança apertar todos os botões de chamada para que a cabine pare em todos os andares, como o peso registrado é de apenas um passageiro, e a quantidade de paradas em andares é superior a de um passageiro, o sistema entende como não sendo procedente e, portanto, cancela todas as chamadas.

A figura ao lado destaca na cor vermelha itens que são fundamentais para a segurança do equipamento. Pode-se observar no alto da figura, no ambiente da casa de máquinas, a polia de tração, responsável por tracionar os cabos de aço e fazer com que a cabina se movimente para cima ou para baixo. Além disto tem que ser garantida a segurança dos técnicos que tem acesso a este ambiente de trabalho. A casa de máquinas é um ambiente exclusivo do técnico de manutenção, deve conter avisos de acesso restrito em sua entrada, as polias de tração devem possuir protetores de polia entre tantos outros dispositivos e cuidados elencados em norma.

Logo abaixo do desenho da polia na casa de máquinas pode-se observar também em vermelho sobre o teto da cabina de passageiros o operador de portas, outro item de fundamental importância para a segurança dos passageiros e carga.

Em seguida, na parte inferior da cabina pode-se observar a presença do freio de emergência, que associado ao limitador de velocidade instalado no alto da caixa de corrida ou no piso da casa de máquinas, que em conjunto com o seu tensor no fundo do poço, são responsáveis por limitar a velocidade da cabina ou freá-la por completo em caso de sobre velocidade ou queda livre.

Por último pode-se observar na parte inferior da figura, no fundo do poço, os amortecedores da cabina e do contrapeso, que como o próprio nome diz, são responsáveis por amortecer qualquer impacto da cabina com o piso do poço.

De maneira geral estes são alguns dos principais componentes de segurança de um elevador. Portanto, tenha sempre em mente, a manutenção dos elevadores é obrigatória por lei e obedece a uma periodicidade. Verifique se o equipamento que você utiliza está em dia com as exigências legais e a empresa responsável pela manutenção está realmente preocupada em lhe fornecer um bom serviço. Feito isto, relaxe e viaje tranquilo, com segurança e conforto.