Dezesseis anos após a instalação do primeiro elevador no mundo são instalados em Salvador na Bahia, em 1873, os primeiros elevadores no Brasil. Os elevadores foram instalados em uma torre construída para receber dois elevadores hidráulicos com capacidade para transportar até 20 pessoas entre os bairros situados em níveis diferentes, é o chamado Elevador Lacerda.
Com 73,5 metros de altura, o elevador Lacerda é o primeiro elevador público do país e também considerado o primeiro do mundo. Na estrutura inicial, que operava com duas cabines, os passageiros tinham de ser pesados individualmente e o peso total a ser transportado era calculado até atingir o limite máximo de segurança. Depois das reformas foram acrescentadas mais duas cabinas e o sistema hidráulico foi substituído pelo eletromecânico com capacidade para transportar até 32 pessoas cada.
Muitas mudanças foram introduzidas ao longo da história do primeiro elevador do Brasil. A eletrificação surgiu em 1906, em 1930 colocaram mais duas cabines e uma nova torre, e de 1950 a 1961 houve uma total reforma na sua parte mecânica. Também aconteceram reformas em 1980 com uma revisão na estrutura de concreto e, em 1997 foi feita a revisão de todo o maquinário elétrico e eletroeletrônico.
Depois do elevador Lacerda surgiu em 1889 ainda na Bahia, o elevador em plano inclinado chamado Plano Inclinado Isabel, situado próximo ao Elevador Lacerda, e que justamente no momento da inauguração mudava seu nome para Plano Inclinado Gonçalves, em virtude da mudança de sistema de governo monárquico para republicano com o destronamento da Princesa Isabel.
Na sequência vieram outros exemplos como o elevador do Palácio das Laranjeiras instalado em 1906, hoje residência oficial do governo do Rio de Janeiro.
Para situarmo-nos historicamente, a instalação do elevador no Palácio das Laranjeiras aconteceu no mesmo ano em que Alberto Santos Dumont realizou o seu primeiro voo com o 14-Bis, no campo de Bagatelle, em Paris na França.
Este elevador ainda encontra-se até hoje preservado como exemplar de conservação, com suas características estéticas originais mantidas, assim como o que foi instalado em 1910 no antigo prédio da Light, e atualmente Shopping Light, no centro de São Paulo.
Desta forma, os primeiros elevadores instalados no Brasil foram importados de outros países. Assim vão surgindo os primeiros negócios nesta área que mais tarde atrairia a atenção de fabricantes estrangeiros no sentido de instalarem-se no Brasil.
Em 1918 surge a Elevadores Atlas S/A em São Paulo, inicialmente como numa pequena oficina nacional destinada à instalação e manutenção de elevadores importados. Já neste mesmo ano começaram a ser fabricados de maneira artesanal os primeiros elevadores no Brasil, um tipo de elevador ainda bastante rudimentar, mas moderno à época onde, por exemplo, o comando de abertura e fechamento das portas era executado manualmente com o auxílio de um cabineiro (ascensorista) através da utilização de uma manivela.
Em 1926 é instalado no Rio de Janeiro, no prédio do jornal “A Noite”, o primeiro elevador de alta velocidade no país. Na sequência, em 1928 a Elevadores Atlas S/A dá continuidade a instalação de elevadores de alta velocidade.
Neste período outras fábricas vão surgindo no país, na verdade, multinacionais.
Até 1934 as multinacionais deste setor atuavam no Brasil apenas como importadoras de seus componentes, a partir daí uma empresa americana neste ano e outra suíça em 1937 instalaram suas fábricas no RJ, mais tarde, ambas se mudariam para o estado de SP.
Em 1935 a oficina de Elevadores Atlas se transforma em uma indústria, e o ano de 1940 marca o início da exportação de produtos do Brasil para os países da América Latina e América Central.
Em 1943 é iniciada a fabricação completa de elevadores no Brasil pela Villares.
Em 1952 é inaugura a primeira garagem automática produzida no Brasil.
Em 1971 são instalados os primeiros elevadores panorâmicos no Brasil, no Eron Brasília Hotel e no Edifício Sir Wiston Churchil, em São Paulo, proporcionando uma visão interna ou externa do edifício.
Em 1997 é inaugurada no Paraná a primeira fábrica de escadas rolantes da América Latina, sendo que a instalação de seu primeiro produto ocorreu 4 anos após em 2001, e em 2003 inicia a fabricação de esteiras rolantes na única fábrica do gênero na América Latina.
E o futuro, o que nos aguarda? Segue abaixo uma expectativa do que nos espera para o futuro no Brasil: